Cerca de 30 escolas e 25 bandas marciais se apresentaram diante de cerca de 10 mil pessoasNo último domingo, 14, a história cívica de Santa Rita teve um recomeço. Cerca de 30 escolas e 25 bandas marciais se apresentaram diante de um público estarrecido e emocionado. O ponto alto foi a homenagem ao ex-prefeito Severino Maroja, grande incentivador das tradições cívicas no município. “Foi tudo emocionante, as arquibancadas lotadas, as ruas lotadas, a homenagem a Maroja, e todo o evento, confesso que superou as minhas expectativas” declarou emocionado o prefeito Severino Alves, o popular Netinho.
O evento teve início por volta das 15h com o desfile, por todo o percurso, dos dois maiores prefeitos da história de Santa Rita, prefeito Netinho e do ex-prefeito Severino Maroja, que foi o grande homenageado do ano, em carro aberto das Forças Armadas Brasileira (Veículo do Regimento de Cavalaria Mecanizada do 16° RCMEC), chegando ao ponto central do evento na Praça Getúlio Vargas. Sob muitos aplausos e uma comoção da população, foi feita uma belíssima homenagem à Maroja por toda sua vida pública e de contribuição para o desenvolvimento da cidade. Parte do discurso do prefeito Netinho explicou porque Maroja foi o escolhido para ser homenageado, segundo ele, o ex-prefeito foi um grande incentivador da cultura no município e fez muito pela cidade, tornando-se um personagem ilustre na história de Santa Rita.
“Este é um momento em que não só a prefeitura, mas a população, a cidade em si, reconhece o grande administrador e pessoa que o senhor Maroja foi e é, por isso, não poderíamos escolher outra pessoa para ser nosso homenageado” discursou o prefeito. A esposa do homenageado, Estefânia Maroja, falou da emoção de sua família ter sido escolhida para essa homenagem “Nos sentimos muito felizes, porque Severino como prefeito dedicou a sua vida, ele é muito apaixonado por essa cidade, e ele está muito feliz, principalmente por estarem resgatando a cultura” disse Estefânia que finalizou agradecendo “Eu agradeço em nome de toda a família ao prefeito e a toda população”.
Um dos organizadores do evento, Hilton Medeiros, falou sobre a idealização do evento, segundo ele, foram mais de três meses de preparação com uma equipe empenhada em realizar uma volta inesquecível do desfile “Esse é o nosso trabalho, resgatar de forma ainda maior, os valores cívicos do nosso município, por isso montamos um verdadeiro espetáculo para o nosso povo” relatou Hilton.
Para a realização do desfile cívico, a prefeitura investiu em comodidade e segurança para a população, inovando em sua estrutura. Foram montadas arquibancadas, que acomodaram três mil pessoas, efetivos de policiais e do Departamento de Trânsito do município, disciplinaram todo o trânsito da área e garantiu segurança para os expectadores, além de toda iluminação, grades de isolamento protegendo o espaço do desfile e banheiros químicos. “Tudo isto foi pensando para proporcionar comodidade e segurança a toda população que acompanhou o desfile” afirmou o Sargento Nunes, membro da coordenadoria da Defesa Civil.
A inovação também ficou por conta da cobertura do evento, pela primeira vez o desfile teve seus acontecimentos registrados e divulgados em tempo real nas redes sociais, através das páginas da prefeitura. O coordenador da secretaria de comunicação social, Leandro Borba, explicou como foi feita a abordagem “Uma equipe composta por cinco jornalistas, quatro fotógrafos e dois cinegrafistas foi escalada para manter informado o internauta que não pôde estar presente no local. Assim, tivemos o objetivo, alcançado, de atingir em massa a população”, disse Leandro.
A população respondeu a as expectativas como mostra Maria Auxiliadora, 56, moradora da cidade desde que nasceu, ela falou que estava encantada com o desfile, que assistir o desfile em Santa Rita, era o seu programa de todo o ano, e confessou não entendia porque tinham acabado com ele, e agradeceu “Agora ainda bem que esse prefeito trouxe de novo o desfile, ainda mais agora com arquibancada e tudo, eu nunca tinha visto isso aqui, obrigada viu prefeito?”, concluiu Maria.
Com a duração de 6h corridas, chegou ao fim às 21h o desfile cívico em comemoração à data que marca a independência do Brasil, sete de setembro, com uma estrutura inovadora, entrando na história da cultura no município e sendo recorde de público.
Caverna das Ideias com Andrêza Andrade, da secom
0 comentários:
Postar um comentário