O flagra foi feito pela sonda Cassini, que orbita o planeta, e foram captadas em novembro do ano passado, a cerca de 420 mil quilômetros de altura.
O olho do furacão tinha cerca de 2.000 km de diâmetro, aproximadamente 20 vezes o tamanho médio de um na Terra. A velocidade do vento chegou a 531 km/h, segundo estimativas da Nasa.
o fenômeno foi capturado por meio de ondas infravermelhas. O vermelho mostrado nas fotos foi adicionado artificialmente para facilitar a visualização.
MUDANÇA DE ESTAÇÃO
A sonda Cassini chegou a Saturno em 2004, quando era inverno no hemisfério Norte do planeta e seu polo norte estava completamente escuro.
Como por lá um ano equivale a cerca de 29 anos da Terra, levou bastante tempo até que a região estivesse iluminada o suficiente para permitir a captura da imagem.
NA TERRA
Segundo especialistas, é possível que o furacão de Saturno ajude a compreender melhor os que acontecem aqui na Terra.
Os dados apresentados pela sonda também revelam que o furacão de Saturno permanece no polo Norte do planeta, enquanto esses fenômenos meteorológicos na Terra tendem a "se deslocar em direção aos polos".
A Cassini já havia flagrado em 2006 no polo sul de Saturno um furacão maior até do que o atual, com 8.000 quilômetros de diâmetro.
caverna com AS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
0 comentários:
Postar um comentário