Na TV, papa Bento 16 fala sobre Japão, Iraque e Costa do Marfim

DA ANSA, NA CIDADE DO VATICANO

Pela primeira vez na história do Vaticano, o papa Bento 16 participou nesta sexta-feira de um programa televisivo italiano, durante o qual respondeu perguntas enviadas pelo público.

As perguntas, previamente selecionadas, foram enviadas por fiéis do Japão, Costa do Marfim, Iraque, Itália, entre outros países.

Ao ser questionado sobre a perseguição dos cristãos no Iraque, Bento 16 afirmou que reza "todos os dias" pela população e contou que a Santa Sé tenta promover a paz e o diálogo entre as diversas comunidades locais.

"Rezo todos os dias pelos cristãos do Iraque", disse o papa, ressaltando que "é importante que nós estejamos próximos de vocês, caros irmãos do Iraque, e que nós queremos ajudá-los".

"Naturalmente, todas as instituições, todos que têm realmente uma possibilidade de fazer qualquer coisa por vocês, devem faze-lo", defendeu.

Segundo Bento16, "a Santa Sé está em permanente contato com as diversas comunidades, não somente com as comunidades católicas, com as outras comunidades cristãs, mas também com os irmãos muçulmanos, sejam xiitas ou sunitas".

Em outra pergunta, de uma mulher da Costa do Marfim, o pontífice recomendou que as pessoas busquem a "paz com meios pacíficos" e "abandonem a violência".

Já ao responder uma questão enviada por uma menina japonesa sobre as vítimas do terremoto que atingiu o país há mais de um mês, ele contou que "este sofrimento não foi em vão".

De acordo com o papa, um dia as pessoas vão compreender que, "por trás disso, há um projeto bom, um projeto de amor".

"Eu também faço a mesma pergunta: por que é assim? Por que vocês têm que sofrer tanto, enquanto outros vivem em comodidade? E não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocentemente", observou.

O papa respondeu as perguntas sentado em uma escrivaninha da Biblioteca vaticana. As imagens foram ao ar durante o programa "A sua immagine", da emissora Rai Uno.

0 comentários:

Postar um comentário