Autorizada modernização do sistema de trens de JP, com 1ª etapa orçada em R$ 3,3 mi


Ao todo, oito composições devem ser instaladas em João Pessoa
Quatro novas estações serão construídas para dar suporte ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que está em processo de implantação na Região Metropolitana de João Pessoa desde sábado (1º), quando a primeira composição chegou à Capital. Duas empresas vão trabalhar sob consórcio na reestruturação do sistema ferroviário, com primeira fase orçada em R$ 3,314 milhões.


De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em João Pessoa, serão construídos ainda um novo prédio para o Centro de Controle Operacional (CCO), uma nova oficina de manutenção e adequação e modernização de nove estações. 

O esboço preliminar do projeto de modernização do sistema será elaborado pelo consórcio formado pelas empresas HeadWayx Engenharia Ltda e ATP Engenharia Ltda, vencedor da licitação. 

O contrato para a elaboração do projeto foi assinado na tarde dessa segunda feira (3), pelo diretor-presidente da CBTU, Fernando Barini, pelo diretor técnico, Sérgio Sessim, e pelos representantes da empresa ganhadora da licitação, na sede da Companhia, no Rio de Janeiro. 

O projeto de modernização do Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa prevê a recuperação das vias existentes e a modernização de 30 km de via ferroviária, de Santa Rita a Cabedelo. Serão realizadas obras de adequação e recuperação de nove estações: Santa Rita, Várzea Nova, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, João Pessoa, Mandacarú, Poço, Jardim Manguinhos e Cabedelo.
VLTs são mais modernos e confortáveis
VLTs são mais modernos e confortáveis



As estações de Nova Bayeux e Nova Jacaré receberão obras de reconstrução e passarão a ser em estilho ilha, possibilitando o cruzamento dos trens e VLTs. Também serão construídas outras quatro estações em locais que serão apontados pelo estudo.

Dentro do projeto de modernização do sistema, será implantada nova sinalização da via, automação de passagens de nível, onde serão implantadas guaritas; construção de um novo edifício do CCO, e uma oficina de manutenção de trens, além do projeto de telecomunicações e de eliminação de interferência.

caverna com jornal correio 

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