O município de Santa Rita, localizado na Grande João Pessoa, é o 5° entre os 283 do Brasil com pelo menos 100 mil habitantes que mais expõe seus jovens à violência segundo Censo realizado em 2010. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) feito pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Outros três municípios paraibanos completam a lista, João Pessoa, Campina Grande, no Agreste, e Patos, no Sertão paraibano. A Secretaria Estadual de Segurança foi procurada, mas disse que não teve acesso à pesquisa e não poderia se pronunciar.
No ranking do IVJ referente ao ano base de 2010, Patos aparece na 17ª posição, seguindo de João Pessoa na 58ª e Campina Grande na 63ª colocação na lista dos 283 municípios com pelo menos 100 habitantes mais vulneráveis para jovens no Brasil. Ainda conforme a lista, João Pessoa ocupa 5ª posição no ranking entre as 27 capitais brasileiras.
O IVJ tem escala que varia de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência, em um “ranking inverso”, em que a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade. O índice varia entre baixo até 0,300 até muito alto para aqueles que apresentam índice maior que 0,500.O estudo retrata itens que influenciam a vida de jovens de 12 a 29 anos de idade: homicídios e mortalidade no trânsito; pobreza, desigualdade socioeconômica; frequência dos jovens nas escolas; e o acesso ao mercado de trabalho. Para realização dos índice foram levados em consideração Censo Demográfico/2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e homicídio e mortes no trânsito ocorridos em 2010.
Dos quatro municípios paraibanos com maiores níveis de vulnerabilidade juvenil, dois deles apresentam índice médio e dois apresentam índice médio-baixo. Santa Rita e Patos com 0,445 e 0,404, respectivamente, são classificados com vulnerabilidade juvenil média, enquanto João Pessoa com 0,344 e Campina Grande com 0,342 são definidos com vulnerabilidade média-baixa.
maior grau de vulnerabilidade juvenil foi encontrado no município de Eunápolis, na Bahia, após apresentar um índice de 0,480. Entre as capitais, Maceió com índice de 0,419 é a primeira no ranking entre as capitais.
caverna com G1
0 comentários:
Postar um comentário