Tchecos votam direto para presidente pela 1ª vez; tatuado é candidato


Os tchecos vão às urnas nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) para participar no primeiro turno das eleições presidenciais com voto direto, algo inédito no país, e terão de escolher o sucessor de Vaclav Klaus entre nove candidatos, sendo um com o corpo coberto de tatuagens.

O segundo turno, previsto para os dias 25 e 26 de janeiro, apenas ocorrerá se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta.

Os dois favoritos na disputa são Milos Zeman, ex-primeiro-ministro entre 1998 e 2002, e Jan Fischer de centro que já dirigiu um gabinete provisório entre 2009 e 2010. As últimas sondagens indicam entre 20% e 25% das intenções de votos para os dois candidatos com um ligeira vantagem para Zeman.

Mas a preferência de muitos jovens tchecos é pelo compositor e pintor Vladimir Franz, que exibe tatuagens em todo o corpo.

"Quero mobilizar a sociedade civil para que as pessoas reflitam e saibam ler nas entrelinhas", disse o artista, que oscila entre o terceiro e o sexto lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Entre os candidatos estão também três mulheres, todas com poucas possibilidades de serem eleitas.


Michal Cizek/AFP
Com tatuagens por quase todo o corpo, Vladimir Franz concorre à Presidência da República Tcheca
Com tatuagens por quase todo o corpo, Vladimir Franz concorre à Presidência da República Tcheca

O novo presidente será o terceiro a assumir o mandato depois da independência da República Tcheca em 1993, seguido do ex-dissidente Vaclav Havel, falecido em 2011, e do eurocético Vaclav Klaus, que tem o seu segundo mandato de cinco anos prestes a terminar, em 7 de março.

Os dois foram eleitos pelo Parlamento em um procedimento questionado. Em fevereiro de 2012, os deputados decidiram eleger, a partir dessa data, o novo presidente por meio do voto direto.

Embora o presidente tcheco não tenha amplos poderes, tem o poder de nomear ou destituir o premiê e outros membros do governo, além de ratificar ou vetar leis aprovadas no Parlamento. Ele ainda escolhe os membros do conselho de política monetária do Banco Central e nomeia juízes e generais do Exército.

A República Tcheca tem uma população de 10,5 milhões de habitantes e foi criada no dia 1º de janeiro de 1993, da separação pacífica da então Tchecoslováquia em dois Estados independentes. O país aderiu à Otan (aliança militar ocidental) em 1999 e à União Europeia em 2004, mas não pertence à zona do euro.

Em 2011, a República Tcheca registrou um crescimento de sua economia de 1,7%, após ter crescido 2,7 em 2010. Em 2012, o país entrou em recessão devido à crise econômica.

Caverna com a Folha 

0 comentários:

Postar um comentário