Carta endereçada para aqueles que veem





Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Cabe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.

Nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, para os correligionários, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais uma marionete, cabe à população exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação.
 
Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar solução junto aos órgãos competentes. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.

Será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo! é isso que acontece na maioria das cidades. Isso precisa ser mudado. O vereador deve ser independente, atuante, deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado.
     
É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes, o povo precisa frequentar as reuniões dos Legislativo Municipal , para saber como estão se comportando os “representantes do povo” por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.
     
Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos.


Um vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Da Redação

0 comentários:

Postar um comentário