A agência de fiscalização da publicidade da Inglaterra proibiu nesta quarta-feira uma campanha de uma marca de roupas por mostrar mulheres jovens seminuas, o que foi considerado pela instituição "pornográfico e explorador feminino".
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", a marca American Apparel fez uma série de anúncios para sua página na internet e outro para a revista "Crack", distribuídas em lojas inglesas, com fotos de mulheres tirando as roupas, algumas delas fazendo topless.
A publicação informa que a Autoridade de Padrões de Publicidade (ASA, sigla em inglês) recebeu reclamações de que as imagens eram "ofensivas, pornográficas, explorador de mulheres e mostrando sexualidade inapropriada de mulheres jovens".
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Anúncio da American Apparel proibido na Inglaterra; fotos foram consideradas abusivas por órgão regulador |
A agência considerou que as fotos são de "nudez gratuita", pois não mostram as mulheres com lingerie, e que as roupas íntimas são "os pontos focais das imagens em comparação a outros produtos".
Para os analistas, o uso de imagens amadoras com o estilo voyeur aumenta a intenção de mostrar as mulheres exploradas e com uma exibição sexual inapropriada. A ASA declara que os anúncios não estão preparados para "o senso de responsabilidade dos consumidores e a sociedade".
A marca, que fez ensaio similar em 2009, rejeitou as acusações, afirmando que as fotos são "reais, não retocadas, de pessoas comuns" que não seriam em sua maioria modelos.
A American Apparel disse que as mulheres retratadas tem mais de 20 anos e que são fotos comuns de estar em redes sociais. A empresa declarou que as imagens estão fora da competência da ASA por se tratarem de exibições de campanhas antigas.
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Jovem seminua em anúncio proibido na Inglaterra; fotos foram consideradas impróprias por órgão regulador |
O cabaré com a Folha
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