Odilon acompanha Ricardo Coutinho em visita às áreas atingidas pelas chuvas

O prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, acompanhou o governador Ricardo Coutinho nesta quinta-feira (5) em visita às áreas atingidas pelas fortes chuvas que caem no município desde o último fim de semana.
Após checarem as situações das famílias que tiveram suas casas ‘invadidas’ pelas chuvas, Ricardo Coutinho e Marcus Odilon reuniram as equipes do governo estadual e municipal na Escola Estadual João Úrsulo para debater as medidas a serem adotadas pelas duas gestões.
Participaram da reunião, representantes das Defesas Civis da Prefeitura e do Estado, Corpo de Bombeiros, secretários de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Humano, presidente da Cehap e secretários do Bem-Estar Social, Saúde e Educação de Santa Rita.
Durante a conversa, o governador Ricardo Coutinho recomendou à presidente da Cehap que priorizasse as residências do Programa “Minha Casa, Minha Vida” às vítimas das chuvas. “As pessoas que moram em áreas de risco terão prioridade na hora de receberem as casas”, falou.
Também ficou acertado que o governo estadual colocará à disposição botes para retirar famílias e utensílios domésticos que estão em áreas onde o tráfego de veículos ficou inviável.
O coordenador da Defesa Civil de Santa Rita, coronel Israel, agradeceu a sensibilidade do governo estadual que de prontidão atendeu ao pedido. “Como não dispomos de barcos para resgatar as pessoas, a ajuda do estado é imprescindível nessa hora”, disse.
Ricardo Coutinho ainda aproveitou a ocasião para lançar uma campanha de arrecadação de donativos aos desabrigados das chuvas. As pessoas poderão doar colchões, cestas básicas, lençóis e materiais de higiene no Espaço Cultural. “O Estado não está parado, estamos acompanhando de perto o que está acontecendo e esperamos contar com a solidariedade da população”.
No final da reunião, o chefe de executivo estadual anunciou que irá decretar estado de emergência em Santa Rita e nos demais municípios atingidos pelas chuvas. Ele também avisou que irá solicitar a ajuda do governo federal para a realização de obras estruturantes no estado. “Vamos pedir ao Ministério da Integração Nacional a execução de obras que resolvam ou minimizem as situações provocadas pelas chuvas”.
O prefeito Marcus Odilon agradeceu a ajuda do governo do estado e afirmou que a Prefeitura está à disposição das famílias que necessitem de ajuda. “Conforme ficou combinado na reunião, nossa administração irá mapear terrenos para as construções de casas para garantir a tranquilidade das comunidades que hoje vivem em áreas de risco”, afirmou.
O secretário de Saúde de Santa Rita, Sidnarc Lima, assegurou que toda sua equipe já está de prontidão para atender às famílias que precisem de atendimento médico. “Já estamos vacinando as pessoas e realizando campanhas de prevenção”. Ele também colocou à disposição da população o telefone 3049-9500 para qualquer emergência.
A administração municipal abrigou as pessoas que ficaram sem moradia no Caic onde estão recebendo alimentação. “Nós já enviamos para lá mais de 20 colchões e mantimentos para minimizar o sofrimento das pessoas”, disse a secretária Rosália Batista.
o cabaré com assessoria

0 comentários:

Postar um comentário