Número de mortos por tempestade tropical nas Filipinas vai a 33

As autoridades das Filipinas aumentaram neste domingo para 33 o número de mortos após a passagem na semana passada da tempestade tropical Aere pela região oriental do país, informaram fontes oficiais.

Segundo a última apuração do Centro Nacional de Coordenação de Desastres, nove pessoas ficaram feridas e outras duas continuam desaparecidas.

As perdas econômicas superarão o bilhão de pesos (US$ 23,2 milhões), segundo as primeiras estimativas do governo de Manila.

Como consequência do temporal há mais de dez mil deslocados e uns 430 mil desabrigados, sobretudo as províncias mais afetadas na região de Bicol, extremo oriental da ilha de Luzon.
A maioria das vítimas pereceu afogada, sepultada por deslizamentos de terra suscitados pelas fortes águas e pelo vento, que também derrubou postes da eletricidade e árvores e formou um tornado ao norte da capital.

O "Aere" deixou na segunda-feira o arquipélago a caminho de Taiwan e Japão com ventos sustentados de 75 km/h e rajadas de mais de 90.

A cada ano, entre 15 e 20 tufões passam pelas Filipinas durante a estação chuvosa, que começa entre maio e junho e termina em outubro ou novembro.

o cabaré com EFE

0 comentários:

Postar um comentário