Israel busca conter incêndio florestal; premiê agradece ajuda externa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao agradecer aos países que enviaram ajuda a Israel, o premiê Binyamin Netanyahu reconheceu nesta sexta-feira que seu país não dispõe de meios para combater sozinho o incêndio que já matou ao menos 40 pessoas. 

 
Em reunião em seu gabinete convocada com urgência na sede do Ministério da Defesa, Netanyahu citou diferentes líderes de Estado aos quais agradeceu a cooperação, entre eles o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. 

As relações entre Israel e seu principal aliado muçulmano, Turquia, estão no nível mais baixo desde o ataque militar de maio ao comboio humanitário que tentava chegar a Gaza, no qual morreram ativistas turcos. 
Bombeiros trabalham para conter maior incêndio florestal da história de Israel; ao menos 41 pessoas já morreram 

Nir Elias/Reuters
Bombeiros trabalham para conter maior incêndio florestal da história de Israel; ao menos 41 pessoas já morreram
Iniciado em vários pontos e favorecido por rajadas de vento de 30 km/h, além de temperaturas em torno dos 30 °C, o incêndio foi declarado às 11h30 local (7h30 de Brasília) de quinta-feira (2) e obrigou o bloqueio de várias estradas.
Os 40 mortos pelo incêndio estavam num ônibus que ficou preso no fogo após capotar. 

O fogo está concentrado nos arredores da terceira maior cidade do país, Haifa, precisamente em Tirat Carmel, uma pequena cidade. 

Moradores de Tirat Carmel e Dania foram retirados. Emissoras de televisão e de rádio coincidem em afirmar que com a chegada dos primeiros aviões de combate a incêndios do exterior melhoraram notavelmente a batalha contra o incêndio. 

AJUDA EXTERNA
 
Desde a primeira hora da manhã chegaram a Israel oito aviões, três helicópteros, três carros de bombeiros e 150 bombeiros enviados pela Grécia, Chipre, Reino Unido e Turquia. 

Ao longo do dia devem o país deve contar ainda com a cooperação do Egito, Jordânia, França, Croácia, Rússia e Romênia. 

Na reunião do Executivo, Netanyahu divulgou uma mensagem tranquilizadora sobre o maior incêndio da história do país. 

"Sabemos que 15 mil israelenses foram retirados de suas casas e nos ocuparemos de todos eles. Também vamos assumir as renovações, as reabilitações e as compensações, assim como todo o necessário para voltar à normalidade. Reabilitaremos o (bosque) Carmel com um plano nacional", disse. 

Por sua vez, o titular de Interior, Eli Yishai, assinalou antes da reunião que pedirá uma investigação oficial sobre como funciona o combate a incêndio em Israel. 

O ministro de Segurança Interior, Yitzhak Aharonovitch, anunciou a abertura de uma investigação para investigar a origem do fogo que já arrasou 2.000 hectares.

0 comentários:

Postar um comentário