Operação em MT desarticula grupo que fraudava licitações no Estado

A Polícia Federal de Mato Grosso deflagrou uma operação para desarticular um suposto "cartel" que operava fraudes em processos de licitação e na execução de obras em prefeituras da região do Araguaia (leste de Mato Grosso). 

 
A operação, batizada de Atlântida, cumpre 26 mandados de prisão temporária e 35 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal, que decretou ainda o sequestro dos bens dos 26 suspeitos de participação no esquema. 

A ação do grupo, segundo levantamento da CGU (Controladoria Geral da União) causou prejuízo superior a R$ 38 milhões em obras de pavimentação financiadas com recursos federais. 

"Foi constatada a existência de um verdadeiro cartel em licitações, havendo conluio e combinação prévia entre os licitantes, direcionamento dos certames, supressão de propostas, rodízio e subcontratação", diz a PF, em nota. 

Seis suspeitos já haviam sido presos até o final da manhã de hoje. A PF investiga crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa. 

"Verificou-se a coincidência cronológica na impressão dos documentos das participantes, a presença dos mesmos erros ortográficos em diversos documentos, e, ainda, a "montagem" de licitações para dar suporte a projetos que já estavam prontos antes mesmo de serem licitados."

0 comentários:

Postar um comentário